O primeiro contacto com este arquipélago vulcânico foi na ilha de Santa Maria, a primeira a ser avistada e povoada. Em 1493, em busca de abrigo, Cristóvão Colombo e seus navios atracaram nesta ilha, retornando da primeira viagem de descoberta da América. Sendo a ilha mais a sul, este local oferece características únicas, não só no seu solo, mas também na natureza em toda a ilha. Devido ao seu clima mais seco, existem duas zonas notavelmente diferentes, uma zona plana e uma zona de baixa altitude, nomeadamente o centro de Vila do Porto, e em oposição a zonas de altas colinas repletas de vegetação, incluindo o Pico Alto, a serra mais alta da ilha.
A formação geológica autêntica e intacta sugere que esta é a ilha mais antiga do arquipélago (mais de 8 milhões de anos), o que explica a existência de fósseis marinhos únicos no Arquipélago dos Açores, que podem ser facilmente avistados no Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha, fazendo as pessoas se questionarem sobre o passado.
A Praia Formosa é considerada por muitos a melhor praia dos Açores, sendo a única do arquipélago de areia branca, sendo consequência direta das formações geológicas. Maia e Anjos, pelo contrário, têm várias piscinas naturais, outro resultado da atividade vulcânica.
As águas cristalinas atraem a atenção de quem as observa, incluindo mergulhadores de todo o mundo, visto ser considerada como um dos melhores locais da Europa para mergulhar e fazer snorkeling.
Facilmente se percebe que Santa Maria é o local perfeito para quem procura relaxar e fazer férias de praia.