São Miguel, juntamente com Santa Maria, formam o grupo oriental deste arquipélago português. São Miguel é a maior e mais populosa ilha dos Açores e a cidade de Ponta Delgada é a capital da ilha. Esta ilha é a casa do Priolo, uma das espécies de aves mais ameaçadas e raras da Europa, é uma ave de pequeno porte endémica de São Miguel e só pode ser encontrada na parte oriental da ilha, na floresta de laurissilva. Viajar por São Miguel permite avistar vacas a cada quilómetro. A criação de vacas é uma das atividades económicas mais importantes da ilha, razão pela qual podemos ver extensos pastos de erva verde por toda a ilha.
Vila Franca do Campo foi a primeira capital da ilha, mas perdeu este estatuto para Ponta Delgada na sequência de um grande terramoto em 1522. Ponta Delgada ganhou estatuto de capital devido ao seu desenvolvimento económico e urbano, ao seu porto e aos serviços administrativos aí estabelecidos. Está convidado a passear por esta cidade e explorar os recantos que contam a sua história.
Repleta de lendas e histórias populares, esta ilha tem formações vulcânicas únicas e um solo muito rico. A Lagoa das Sete Cidades (uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal), a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Furnas fazem parte deste espetáculo de vulcanismo demonstrando constantemente do que são feitas estas ilhas. Dos Mosteiros ao Nordeste, muitas são as características paisagísticas, como lagoas, cascatas e banhos termais que o vão fazer querer voltar para uma eventual segunda ou terceira visita.
Entre peregrinações e cultos, a fé sempre foi o centro da vida da população Açoriana que, em pleno Oceano Atlântico procurou forças maiores para se orientar. Com uma das maiores festas religiosas do país, as típicas romarias associadas ao Senhor Santo Cristo dos Milagres são uma demonstração de devoção, que manteve a tradição ao longo dos anos.
Para enriquecer a sua visita à ilha de São Miguel é imprescindível que prove os sabores da ilha. Entre o ananás cultivado em estufas, o chá da plantação mais antiga da Europa, a deliciosa Queijada da Vila ou o cozido das Furnas cozinhado no subsolo, são algumas das nossas sugestões para que experimente os sabores distintos que fazem parte da cultura desta ilha que tem muito a oferecer.